Tratamentos Odontológicos > Periodontia

A periodontia é a área da odontologia responsável por prevenir e tratar as doenças que atingem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes, tratando tanto das gengivas, quanto dos ossos e ligamento periodontais.

Esta é a parte da odontologia que estuda tanto a gengiva, quanto as demais regiões que dão suporte ao dente. A gengiva e as demais regiões que mantém os dentes no lugar, como a camada de revestimento da raiz, o osso periodontal e uma trama de fibras fortes (que juntos formam o ligamento periodontal), são chamados de periodonto.

A importância da periodontia

Nos últimos anos, a periodontia tem ganhado cada vez mais importância no meio odontológico. É que, como sabemos, os problemas bucais podem se tornar um problema para o corpo como um todo, quando não tratados.

Neste sentido, as bactérias existentes na boca, devido a um problema dentário ou gengival que não são tratados, podem pegar carona na corrente sanguínea e, desta forma, causar danos a outras partes do corpo.

Mas, do que a periodontia trata?

A especialidade é responsável pela remoção de placa bacteriana e cálculos dentários, diminuição do grau de infecção bucal, salubridade dos tecidos, cura do processo inflamatório e/ou infeccioso, desaparecimento da supuração e do sangramento gengival, melhoria estética das regiões com retração gengival e ainda prevenção contra doenças que provocam perda de dentes.

Em quais casos é preciso procurar a periodontia?

Existem uma série de doenças que atingem os tecidos de sustentação. Porém, a mais conhecida delas é a doença periodontal.

A doença periodontal, como é conhecida a gengivite ou periodontite, atinge cerca de 90% da população mundial e é uma das principais causas de perda dentária, segundo dados na Organização Mundial da Saúde (OMS).

Trata-se de uma infecção causada por bactérias que afetam os tecidos que contornam os dentes. Elas são responsáveis pela formação de um espaço indesejado localizado entre a gengiva e os dentes, a chamada bolsa periodontal, que favorece o acúmulo de resíduos alimentares.

Alguns sintomas podem dar sinais de que é hora de buscar um profissional especializado em periodontia. São eles:

Sangramento de gengiva: uma gengiva saudável não sangra com facilidade. Portanto, ao perceber sangue na escovação, na utilização de fio dental e mesmo ao se alimentar, fique atento.

Inchaço e vermelhidão na gengiva: se a margem da gengiva está avermelhada ou inchada, pode ser sinal de doença periodontal.

Presença de tártaro: o tártaro deve ser removido periodicamente em visitas ao dentista. Seu acúmulo pode significar bactérias nas gengivas.